6 de setembro de 2014

Resenha: O Reino das Vozes que Não se Calam

Autor: Carolina Munhoz/ Sophia Abraão
Editora: Fantástica/ Rocco
Edição:1/2014
Número de Páginas: 288

O coração começava a parar e ela perdia a consciência. Conforme afundava de olhos abertos, via as criaturas daquele santuário. Ninguém entenderia sua decisão. Os pais e amigos ignoraram seus diversos apelos. Os seres mágicos também fecharam os olhos e ouvidos para as vontades dela.  Queria viver no Reino. Estar em um lugar onde seria sempre querida. Por isso por sorrir para os sereianos e dizer que estava tudo  bem, que tudo daria certo. Nos contos de fada era assim...

É a primeira vez que leio alguma coisa da Carolina Munhoz, apesar de O Reino das Vozes Que Não se Calam, ser co-escrito com a atriz e cantora Sophia Abraão, e eu não ter bem ciência do que esperaria dessa parceria, já posso garantir que adorei a leitura, e vou contar Tim-Tim por Tim-Tim para vocês como foi essa experiência.

O livro narra à história da Sophie, uma garota magra e ruiva de dezessete anos que sofre bullying pela aparência que têm. Incompreendida pelos pais e pela amiga, num momento de amargura, é sugada até um Reino mágico habitado por criaturas inimagináveis, onde a garota descobre ser a tão esperada princesa que sucederá o trono. Entre viver no Reino e no mundo real, Sophie está diante de uma grande escolha, que só ela é capaz de decidir, e como tudo na vida, existe um preço a ser pago.

O primeiro ponto a destacar é a forma que as autoras criam o universo fantástico do livro e o desenvolvem. Sem muita enrolação, optam a seguir uma linha mais contida na protagonista, não perdem tempo em dar muitas explicações e nem sentido aquilo, fazem soar natural evitando o didatismo.

Em seguida vem a protagonista. Sophie é um pouco chatinha, e dramática também, mas as boas doses de ironia que foram inseridas em seus diálogos e pensamentos me fizeram dar boas gargalhadas, me vi ali.  Depois de algumas pesquisadas na internete sobre a vida da Carol e da Sophia, a Sophie é uma mistura das duas, o que eu achei legal, ainda mais pelo tema que o livro aborda.

Existem outros personagens também que merecem seus destaques, um deles é Laura a mãe da Sophie, ela apesar de contrapor o estereótipo da filha sabe ser genialmente parecida, principalmente nos pensamentos exagerados. Adorei ver ela em cena.

A trama não fica presa no bullying, fala-se em depressão na adolescência, tema bem vigente no momento, primeiras experiências sexuais e outras coisas, tornando a trama bem interessante de se acompanhar, ainda bem que ambas as autoras não se prenderam ao clichê princesinha pura/santa/tonta, isso é bem chatinho.

O Reino das Vozes que não se Calam, é aquele livro  doce e intenso, que despretensiosamente debate assuntos polêmicos usando  fantasia, que segundo sei, é a melhor forma de encarar a realidade!

Vídeo resenha:


Nota: (4)



8 comentários:

  1. Oi Felipe, tudo bem?

    Eu adoro os livros da Carol - eu adoro fadas, acho que deu pra notar, né? - e quando soube do lançamento de O Reino das Vozes que Não se Calam, fiquei super animada. Ainda mais com a participação da Sophia, que foi uma surpresa pra mim. A capa ficou lindíssima, e a história muito boa.
    Adorei os pontos que você ressaltou, acho que eu amaria o livro. E concordo com você, a fantasia é a melhor forma de encarar a realidade!

    Beijos e parabéns pelo blog!
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Carol, agora estou morrendo de vontade ler os outros livros dela!

      Excluir
  2. Parece ki O reino das vozes que nao se calam e um bom livro,que aborda temas interessantes e intensos. Quando soube que esse livro continha como um dos assuntos principais a depressao, ai mesmo ki me animei em ler. Ainda nn li, mas to loka pra ler. Pode apostar ki em breve esse livro vai estar nas minhas maos e eu vou ficar bem feliz :) Queria ver resenhas criticas do livro, ki parece tao bom, mas nn tem muitas. Achei essa, e agr sei ki nn preciso ver mais nenhuma. Ja percebi que concerteza esse livro e magnifico! Brigado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar! Volte mais vezes aqui, sempre tem novidade. Abraço.

      Excluir
  3. Olá, Felipe
    Tudo bem?
    Já li várias resenhas positivas sobre ele, mas até então, não estava tão ansiosa. Adorei sua resenha, formei uma opinião sobre o livro, e já vi que preciso ler haha
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha lhe ajudado Poli. Um beijão pra você!

      Excluir
  4. rapaz, primeira vez que visito teu blog (cai aqui pelo link do skoob). Queria ler uma opinião sobre o livro, e me deparei com sua resenha maravilhosa. Agora é fato: vou comprar um livro da Carolina rs
    Nunca fui muito chegada nesses lances de fada, mas vou me arriscar na leitura desse por trazer um tema mais atual, e mesclar a fantasia com a realidade (e sofrer bullying por causa da magreza é a minha história de vida até hoje rs).
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, fico feliz em poder ter ajudado em sua decisão. O livro é bom mesmo! Tenho certeza que você vai gostar!

      Excluir