7 de abril de 2014

Resenha: O Colecionador de Lágrimas

Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta do Brasil:
Edição: 1/2012
Número de Páginas: 376

Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo. 
Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo. 
Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?


Obs: Não li a sinopse do livro antes de lê-lo.


Quando me perguntam “qual é o meu gosto literário favorito” minha resposta é sempre a mesma... “Não tenho, o livro só tem que ser bom!”, nessa vibe, peguei pra ler o Colecionador de Lágrimas que havia ganhado de aniversário ano passado. Minhas expectativas eram altíssimas com o livro, ainda mais com as inúmeras críticas positivas que li, tanto da obra quanto do autor, Augusto Cury.

O livro tem como gênero Romance/ Histórico/ Psiquiátrico e, conta a história do professor universitário Julio Verne, um dos melhores, se não o melhor que leciona História. Ele é conhecido por se entregar na hora em que esta ensinando, fazendo seus alunos, não apenas repetidores de informações, mas mentes questionadoras, capazes de separar o certo do errado, e ter profundidade nas questões humanitárias. Mas sua vida quase “perfeita” de professor e, bom marido muda radicalmente quando ele começa a sofrer com pesadelos frequentes da Segunda Guerra Mundial. Se não o bastasse, as pessoas próximas a ele começam a dizer que está ficando louco e precisa se ausentar da vida acadêmica. Inconformado com o possível quadro clínico, Julio se entrega cada vez mais em suas aulas, ganhando a admiração de muitos alunos, funcionários, professores, e deixando outros poucos enciumados e enraivecidos.  O problema é que, os transtornos noturnos do bondoso professor ganham realidade, quando ele e sua esposa começam a sofrer atentados terroristas, tudo porque Julio Verne em suas aulas prega piamente a loucura do Nazismo e de seu líder, Hitler.

A trama do livro é extremamente intrigante, mas existe um problema, a escrita do autor. Seu estilo é quase poético e, não combina com uma trama quase policial. Os usos dos clichês passam o limite, se é que existe um, tornando o que era pra ser totalmente emocional e/ou impactante algo previsível e batido.

O desfecho tomado pelo autor beirou o fantástico, não é o que eu esperava de um romance/ histórico/ psiquiátrico. Confesso que fiquei extremamente desapontado. Achei que o autor trabalharia sua trama, com coisas que remetessem a psiquiatria e a psicologia, mas senti que nem ele sabia direito a onde queria chegar.

O Colecionador de lágrimas funciona muito mais como um livro Histórico do que um Romance, se você busca mais detalhes sobre Nazismo, Segunda Guerra, este livro é o ideal, agora... Se o objetivo é apenas uma boa leitura, talvez você se desaponte como eu.


Nota: (2)



Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir