16 de fevereiro de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida

Autor: Matthew Quick
Editora: Intríseca
Edição: 1/2013
Número de Páginas: 256

Pat Peoples, um ex-professor de dança na casa dos 30 anos, acaba de sair de do balé bolshoi. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua amiga, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, porque era gay sua amiga negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar toda a situação, Pat, agora um viciado em consolo, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua amiga, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Para quem é fã de filmes e vê que vai ser lançado um romance misturado com comédia, estrelando o Bradley Cooper e a Jennifer Lawrence, não da para perder. Mas ainda fica melhor, depois de um tempo, descobre que o filme é uma adaptação de um livro! Já queria ler na mesma hora.

O livro conta a história de Pat, um homem de 35 anos que acabou de sair de um hospital psiquiátrico, ou como ele chama, “lugar ruim”. Pat perde a noção do tempo e nem sabe mais o porquê dele ter ido para lá. Ele ainda ama muito sua mulher, mas tem a noção de que eles estão no “tempo separados”. Sua família e seus amigos vão fazer de tudo para Pat melhorar, até esconder seus segredos.

"Eu gosto que minhas mulheres pareçam mulheres de verdade e não a “Madame Seis da Tarde: um espeto pra cima, outro pra baixo”, que é mais uma expressão que aprendi com meu amigo Danny."

A narrativa é em 1ª pessoa, com Pat como narrador. Sendo esse personagem alguém com problemas mentais, foi muito interessante ler "a cabeça” dele. O autor sabe conduzir bem a historia, coloca elementos que vão nos surpreender mais tarde e explica tudo muito bem (é claro que através da visão do Pat). Tem elementos engraçados no decorrer do livro e outros bem dramáticos, uma mistura que se for bem usada, é sucesso na certa.

Algumas partes podem até ser consideradas previsíveis, mas, na minha opinião, você se prende tanto ao livro que nem tem tempo de deduzir o que vai acontecer. Além de a historia possuir personagens tão bem criados que você começa a realmente gostar deles (A Tiffany é uma personagem que me cativou desde o começo, me fazendo odiá-la e ama-la).

Adorei o livro, é uma historia muito gostosa de ler. O autor soube aproveitar bem o tema e criou uns dos personagens mais bacanas da literatura. Me envolvi com a leitura, e é isso que espero quando pego um livro para ler. Super recomendo.

“Acredito em finais felizes do fundo do meu coração. Tenho trabalhado demais em meu auto aperfeiçoamento para desistir de meu filme agora.”

Nota:(5)

14 comentários:

  1. Vi muitas resenhas positivas sobre o livro, estou com muita vontade de ler.. Vendo agora tua resenha fiquei com mais vontade!
    A resenha ficou muito boa Murilo..
    Passe lá no blog quando der, ok?
    Cindy, Contos Doces '
    bjs '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Cindy! Pode deixar que eu passo sim.
      Abraços

      Excluir
  2. Oie :)

    Nossa sua resenha ficou ótima viu , meus parabéns :D O.O um dos personagens mais bacanas da literatura nossa agora quero muito ler esse livro kkkkk , abraços !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Oi, Murilo! Tudo bem?
    Eu to muito ansiosa para ler o livro, pois essa semana fui ao cinema e me encantei pelo filme. O Bradley e a Jennifer fazer um casal de "maluquinhos" perfeito de mais. Hahahaha
    Adorei a resenha!
    PS: Me diz qual é o endereço de e-mail do blog ou o teu para mim entrar em contato contigo através de e-mails?
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tah! Olha tb vi o filme e vc vai perceber umas coisas bem diferentes! Vou fazer um vídeo resenha explicando tudo! E valeu mesmo!
      O e-mail do blog é booksalloveryou@yahoo.com.br
      Abraços!

      Excluir
  4. Eita 5 estrelas, tenho que ler esse livro tipo ontem. Só vejo elogios para ele.
    Essa semana vou assistir o filme, pois é vou ver o filme primeiro. kk
    Dizem que o livro é melhor que o filme, vamos ver.
    Abraços.
    Manu, Blog Cereal Things.
    http://cerealthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! Esse final de semana vai sair um vídeo resenha onde vou falar do livro e do filme. Os dois são ótimos, mas diferentes. Valeu Manu.
      Abraços!

      Excluir
  5. To louco com esse livro, sério..
    Vou comprar o mais rápido possível, preciso lê-lo *ooo*

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Diego, assim que se fala! HAHA
      Abraços

      Excluir
  6. Oi, tudo bom?
    Obrigada por comentar lá no blog,estou retribuindo sua visitinha.
    Maravilhosa resenha, queria muito ler esse livro, mas ainda não li, espero ler logo.
    Beijos*-*

    Território das garotas
    @territoriodg
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Poli, é sempre um prazer ir no seu blog! Adoro ele. Valeu mesmo!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Vi muitas resenhas positivas sobre o livro, mas também, muitas negativas sobre o filme! Fico em dúvida realmente, rs.

    Até!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Felipe! Valeu pelo comentário, bom, vou fazer um vídeo resenha falando sobre os dois então aguarde!
      Abraços.

      Excluir