23 de novembro de 2012

Resenha: 90 Anos Antes

Autor: Márcia Abreu
Editora: APED
Edição:1/ 2012
Numero de Paginas: 178


Em 90 Anos Antes, primeiro livro da Série Renascer, David Andrews conta toda sua vida, desde a sua transformação de um simples mortal para um vampiro, até os dias atuais, dias estes marcados pelo reencontro com Elise. David se apaixona por Elizabeth Evans, uma vampira, que encontrou na floresta. Apaixonados, iriam se casar, mas em 1901, quando um vingativo e inesperado desafeto de Elizabeth a reencontra, astuciosamente consegue atraí-la para a mesma floresta, matando-a, e queimando seu corpo. 90 anos de completa agonia se passaram na vida do imortal David Andrews. Vivendo em um total desinteresse por tudo e por todos, e se sentindo como um verdadeiro vampiro. Nem completamente vivo... E completamente morto! Até que, uma noite, por ironia do destino que lhe prega uma peça, coloca novamente Elizabeth em sua “vida”, reencarnada na pele de outra mulher, Elise. 



90 anos antes vai contar a estória de David Andrews, um vampiro do bem (ele não bebe sangue humano igual ao Ed...). Apegado a família, gosta de conversar com seus “irmãos” a quem se uniu depois que foi transformado. David é apaixonado por Elizabeth, uma vampira recém criada que ele encontrou nos arredores da casa, em um ato de crueldade Elizabeth é morta pelas mãos do seu criador. Noventa anos se passam e David ainda não consegue superar a morte da amada, entre murmúrios e lamentações, vive pelos cantos, isolado, até que em uma tragédia o destino lhe traz de volta a pessoa que ele tanto amou, mas ela não sabe disso.

A estória é narrada em primeira pessoa, pelo David especificamente, com alternâncias entre Elizabeth e no final, de Elise. O ritmo da leitura é rápido, a escrita da autora favorece bastante isso. É simples e objetiva.

Os personagens, tirando os principais, são bastante genéricos, se não fossem citados não fariam diferença na trama, apenas David e Elizabeth possuem profundidade, Elizabeth é muito centrada e objetiva, enquanto David é pegajoso e dramático. Elise que aparece quase no final foi à personagem que mais me agradou, ela é autêntica, destemida, e acima de tudo tem consciência dos seus atos.

A mitologia por trás é bastante interessante, apesar da autora não ter explorado muito neste primeiro momento, já que 90 Anos Antes faz parte de uma série. Destaque ao fato de os vampiros poderem ficar ao sol por alguns minutos, o máximo que conseguiram foi 30, e também a algumas semelhanças com outra série de vampiros...

É bem provável que a autora irá explorar a ideia de Reencarnação (não é spoiler) tanto que a própria série se chama Renascer, é um pouco obvio, mas fica a duvida. Gostaria que as continuações fossem escritas a partir do ponto de vista de Elise. Ela é mais clara sobre os acontecimentos.

90 Anos Antes é um livro de vampiros com toque brasileiro, apesar da história não ocorrer aqui. Como toda obra inicial de um autor possui suas falhas, mas à medida que a trama foi se desenrolando notava-se a evolução da autora tanto na escrita quanto no próprio conteúdo, e acredito que se desenvolverá mais ainda. Se você curte vampiros, mas quer algo mais humano na história, 90 Anos Antes é uma boa pedida.

Nota:(3)


8 comentários:

  1. Oi, muito legal a resenha, tem um meme para vocês no meu blog: http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/2012/11/meme-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa a capa assusta so de olhar imagina como deve ser o livro?
    Amo vampiros, podem falar aquilo q quiserem deles vou continuar amando esse tipo de leitura :)
    Bjs,

    www.resenhasteen.blogspot.com (comenta la :) )

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do blog. Estaria interessado em conversar sobre isso ou em parceria? diadeleitor@gmail.com
    o blog é http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2012/11/promocao-90-anos-antes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pedir para o Murilo entrar em contato. Abraços!

      Excluir
  4. Oi Fe!
    Confesso pra você que estou meio enjoada de vampiro. E olha que li pouca coisa sobre eles hein! Enjoei só de ouvir tanto falatório. kkk'
    Me interessei bastante pela história, apesar de saber que o fato dos personagens não serem tão bem construídos me irritará profundamente, pretendo conhecer melhor essa história.
    O primeiro livro de uma série é sempre meio "teste" né?
    Assim que tiver a oportunidade de ler, volto pra contar o que achei.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, como eu disse por ser o primeiro livro de uma série tem suas falhas, mas percebe-se que a autora evolui bastante do começo ao fim, e acredito eu que as continuações serão melhores. Beijos!

      Excluir