21 de maio de 2012

Resenha: Jogos Vorazes

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Edição:
 1/2010
Número de Paginas : 400

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 


...

Tenho que admitir, me interessei em ler o livro logo depois de ver o filme (que é uma ótima adaptação). Quando sai da sala de cinema a primeira frase que veio em minha cabeça foi: “os livros são melhores que os filmes”, então no dia seguinte comprei a box com os três livros (e o broxe) que estava saindo mais barato que comprar separadamente cada livro.

Quando comecei a ler o primeiro capitulo, direto percebi que a narrativa era em primeira pessoa, narrada pela personagem principal Katniss. Ao começar, não tem como não se sentir no distrito 12, as características e explicações feitas no começo do livro são tão
boas e bem construídas que a realidade do universo de Katniss só aumenta.

A simplicidade com que o livro começa no intuito de fazer com que o leitor entenda os mínimos detalhes desse novo universo não chega a ser cansativa, muito pelo contrario, a narrativa nos prende do começo ao fim.

Katniss esta prestes a ver seu mundo virar de cabeça para baixo, quando sua irmã mais nova Prim, de apenas 12 anos, é sorteada na colheita. Katniss vai no lugar da irmã e junto a ela, o filho do padeiro, Peeta. A partir dai Katniss sabe que terá de enfrentar outros 23 tributos na arena para poder sair com vida e vitoriosa dos jogos vorazes.

Comparando com o filme, o livro é melhor (obviamente), mas a adaptação para as telonas não decepcionou. Porem, como o livro é em primeira pessoa (apenas a visão de Katniss) o filme “inventou” e utilizou informações do segundo livro (Em Chamas) em algumas partes em que Katniss não aparece ou só presume o que aconteceu em sua cabeça.

Com os personagens e a historia bem construída, Suzanne Collins, está com um verdadeiro sucesso nas mãos. Contendo aventura, ação, romance, uma pitada de humor e até uma critica social, Jogos Vorazes é incrível! Recomendo não só o primeiro livro com esta trilogia toda!

Nota: (5)

2 comentários:

  1. Olá!

    Ainda não li "Jogos Vorazes" ou assisti ao filme. Mas não por não achar legal, mas sim por falta de tempo mesmo, na minha lista de leitura tem muitos livros... Estou super ansioso para ler esta trilogia. Todos falam super bem dela!!

    Sua resenha me deixou mais curioso a respeito desta obra...

    O blog é lindo, parabéns!

    Atenciosamente,
    David.H.S
    Livros e Mais!
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esta serie, mas estou me mordendo pra isso.
    Comprei Jogos Voraz nesta ultima bienal, o preço foi muito alto mas acho que vai valer a penas, (tem que valer kkk)

    Luciano Barbosa
    do Blog
    http://luciano-aod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir